comércio varejista
DECISÕES EM PAUTA
o que ajuda a vender mais?
Não há respostas fáceis para os desafios do comércio varejista depois que a pandemia de Covid-19 impactou a jornada de consumo e acelerou as transações digitais. Nosso levantamento mostra que o cenário é de estagnação. Entender o comportamento do consumidor e criar estratégias que integrem canais de venda e gerem experiências de compra “figitais” são necessidades apontadas como estratégicas para mudá-lo.
No relato especializado Varejo e Consumo na Grande Florianópolis: Insights, Tendências e Fatos para Pautar Decisões de Mercado, partimos de questionamentos elaborados por um cliente do setor de calçados e acessórios para oferecer respostas adequadas aos desafios levantados. Os resultados que obtivemos estão recortados no tempo e focados em perguntas específicas para atendê-lo, mas exploram oportunidades e tendências que servem de maneira geral para quem está no mercado. O trabalho pode ser baixado gratuitamente.
o que mostram
a análise e a apuração
O comércio varejista é dinâmico e bastante diversificado. A partir de evidências apontadas nas bases de dados que consultamos e em relatórios sobre consumo no varejo, apuramos os impactos da estagnação do setor na região em que nosso cliente tem uma loja física. Também levantamos tendências e identificamos boas práticas que ajudam na elaboração de soluções para superar os desafios em um cenário no qual as relações de consumo pedem ações muito diferentes das usadas tradicionalmente pelos lojistas.
Descrevemos as principais características do varejo a partir de indicadores de consumo e desempenho de vendas em séries históricas. Com base em tendências e práticas consideradas inovadoras pelo setor, traçamos perspectivas de cenário.
Lojas físicas ainda são preferência nas relações de consumo, mas a integração de experiências on line e off line são necessárias para gerar um ambiente de consumo “híbrido” e mais próximo do consumidor, agora omnichannel.
O cenário atual pede uma mudança cultural do varejista nas ações de venda. Gestão baseada em dados, estudos mais qualificados de sazonalidade, estratégias que conectam consumidores à marca, personalização das informações sobre os produtos e os benefícios na compra são alguns pontos necessários para a mudança.
com quem
conversamos
célio salles
Franqueado do Bob's e diretor de Assuntos Públicos e Políticos da CDL em Florianópolis
A conjuntura tem forçado o mercado varejista a rever suas práticas de venda, suas estratégias de relação com os consumidores e suas maneiras de acompanhar o desenvolvimento do setor
lidomar bison
Diretor da We The People e da Jefreys Bay, membro da CDL de Florianópolis
rose coelho
Coordenadora do Vidal Ramos Open Shopping, diretora de marketing do Sindilojas e dona da Long Beach
hélio leite
Gerente de Articulação e Negócios da CDL de Florianópolis
samanta foscarini
Quase 20 anos de experiência em vendas em lojas físicas e em e-commerce
comO
impactamos
porque baixar
nosso conteúdo
- A análise do cenário explora oportunidades, com a descrição de procedimentos para lidar com estratégias de venda e formas de engajar consumidores na jornada “figital” de compra.
- A apuração dos aspectos relevantes para qualificar informações sobre o comércio varejista está embasada em fontes confiáveis, acessíveis e atualizadas, todas identificadas para consultas complementares.
- O documento traz evidências sobre o setor e deduções que apontam caminhos para compreender como as soluções existentes podem impactar no negócio, independente do tamanho.
- Nosso trabalho oferece informações que orientam ações futuras para melhorar o desempenho de vendas e avaliar estratégias mais eficientes de relacionamento com os consumidores.
como ler
nosso relato
A análise que tornamos pública reúne apenas as informações autorizadas pelo cliente atendido neste estudo, cujo nome não revelamos para não expormos informações sensíveis. Abordamos questões mais gerais, que buscam responder de modo mais genérico aos desafios que motivaram o trabalho.
O relato é dividido em três partes, validadas em cada uma das etapas de análise e apuração.
A primeira explora os dados e os fatos sobre o comércio varejista, o segundo oferece insights a partir da análise exploratória e o terceiro pauta as decisões que consideramos mais adequadas ao contexto pesquisado e às demandas do cliente.