orientação
Guia estratégico de comunicação escolar
A melhor maneira de a escola se posicionar estrategicamente para gerenciar conflitos é protagonizar o diálogo com o contraditório, produzir conhecimento sobre os valores defendidos no projeto pedagógico, mostrar a importância de sua filosofia e seus métodos e expor seus objetivos com o máximo de clareza para demarcar um lugar de onde possa ser reconhecida por seus princípios e diferenciais. Como fazer isso?
- É preciso entender os fatores que desafiam a escola a estabelecer diálogo com seus diferentes públicos.
- Ter clareza de posicionamento exige que a escola conheça seu projeto e sua reputação institucional.
- Tomar a dianteira no processo de comunicação ajuda a consolidar a identidade e a imagem da escola.
O que o e-book aborda
Protagonizar o diálogo significa provocar as discussões que interessam, chamar à participação para ajudar na implantação da proposta pedagógica, fazer circular informações que mostrem como o projeto de formação se converte em práticas e gerar interlocução com quem se dispõe a amplificar a reputação da escola.
mudanças culturais e de consumo
Pais e estudantes assumem-se como consumidores e estão mais interessados em experiências que caibam em seus valores.
somos todos influenciadores
Com a ampliação de canais e de vozes nas mídias digitais, todos assumimos a capacidade de formar opiniões.
choque geracional e desinformação
Os públicos assumem diferentes perfis e usam formas distintas de se comunicar, o que pode gerar ruídos na informação.
imagem e reputação em projeto
O projeto pedagógico é referência para demarcar o posicionamento e a estratégia de comunicação com os públicos.
estratégia e orientação
Não existem fórmulas mágicas para lidar com o desafio de superar os dilemas que pesam sobre a instituição escolar. Mas a comunicação pode ser uma forte aliada, especialmente quando usada para estabelecer formas de relacionamento e promover espaços para fortalecer os valores e as práticas pedagógicas e administrativas.